Nova regra permite personalizar apólices de seguro e aumenta concorrência no setor

Vencedora da categoria em pesquisa Datafolha, Porto Seguro tem se adaptado às novidades do segmento.

mercado de seguros está em mudança. Uma nova norma, que entrou em vigor em março, permite personalizar apólices e aumenta a concorrência entre as empresas do setor.


Aos poucos, elas já começam a se adaptar às alterações, que estão contidas na Circular 621, da Susep (Superintendência de Seguros Privados). Ana Rita Petraroli, sócia-fundadora do escritório Petraroli Advogados, explica que seguros de danos —que abrangem carros, imóveis, computadores e smartphones, entre outros bens— já podem ser feitos sob medida, com a contratação de cláusulas particulares ou com redução de custos e do valor do prêmio.


O dono de um automóvel pode, por exemplo, optar por uma cobertura que contemple só os dias úteis ou fazer um combo, com proteção para o veículo e para a casa em um mesmo contrato.


Para 2021, a projeção das companhias é de crescimento. O ano começou com R$ 24,43 bilhões em receitas, alta de 3% em relação a janeiro de 2020. “O mercado de seguros é um dos pilares que apoiam a economia e um dos setores que mais crescem no país”, diz Roberto Santos, presidente da Porto Seguro.


A empresa foi eleita pela quarta vez a melhor companhia de seguro de automóvel da capital paulista. De acordo com o Datafolha, 56% dos entrevistados mencionaram a Porto. O índice mais alto foi atingido entre os que possuem renda familiar acima de dez salários mínimos (64%).


Aos 75 anos, a seguradora tem se adaptado rapidamente às novidades do segmento. “A grande expectativa é que a transformação digital esteja presente com ainda mais força no mercado de seguros, com a evolução dos aplicativos que proporcionam mais comodidade aos segurados”, afirma Santos.


“Seguimos investindo em inovações tecnológicas, alta performance, transparência e conveniência em nossos canais digitais de atendimento, que têm sido fundamentais no suporte aos clientes.”


VENCEDORA NA CATEGORIA SEGURO DE AUTOMÓVEL: PORTO SEGURO

56% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de São Paulo Serviços 2021


Fundação     1945

Unidades     101 sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil

Funcionários     13 mil

Faturamento     R$ 1,69 bilhão de lucro líquido

Crescimento 22,3%

Ações Sociais O Instituto Porto Seguro atua nas vertentes cultural, educacional e social; desenvolve projetos nos Campos Elíseos, região central de São Paulo


"Seguimos cuidando do patrimônio, mas, principalmente, nos mantivemos próximos para cuidar do que mais importa: as pessoas. Esse é o diferencial da Porto Seguro, oferecendo um atendimento personalizado, eficiente e com qualidade. Seguimos investindo em inovações tecnológicas, alta performance, transparência e conveniência em nossos canais digitais de atendimento"


Roberto Santos

Presidente